Empoderamento

5 Influenciadores Negros Pra Seguir AGORA | Lista

Olá! No dia 13/05 ocorreu a abolição da escravatura, em 1988. Achei legal usar essa data pra indicar pra vocês influenciadores negros maravilhosos que eu admiro muito! Vocês vão ver aqui que nem todo mundo fala diretamente sobre ser negro, mas isso acaba permeando os assuntos e dá pra aprender muita coisa legal!

É importante que cada vez mais se dê voz a influenciadores negros, lgbt, mulheres.. Precisamos não só que pessoas desses grupos se sintam devidamente representadas, mas quem não é de algum dos grupos ter acesso e entender de quem sofre o preconceito como ele funciona.

Tássio Santos – Herdeira da Beleza

View this post on Instagram

Testando as novidades de @dior no Brasil 💋

A post shared by Tássio Santos 👑 (@herdeiradabeleza) on

Tássio é jornalista de beleza e maquiador profissional.  Em seu canal no youtube ele discute a representatividade da pele negra no mundo da beleza. Ele mostra os produtos e se eles funcionam na pele negra. Ele também fala sobre colorismo, uma vez que existem muuuitos tons de pele negras e muitas marcas não se preocupam com isso. 

A sua série “o tom mais escuro” onde ele testa as bases mais escuras das marcas foi um alerta tão grande e fez tanto sucesso que tem movimentado as pessoas e obrigado marcas a tomar cada vez mais cuidado com os produtos que lançam. 

Ele também faz cursos pelo Brasil ensinando as melhores formas de maquiar a pele negra. O conteúdo é super divertido e é passado de forma rápida e leve. Nunca fiz nenhum curso, mas a julgar pelo que ele demonstra nos videos deve ser divertidíssimo!

site | youtube | instagram

Ana Paula Xongani

A Xongani é empresária – dona do ateliê sobre o qual falaremos mais tarde  -, mãe e criadora de conteúdo no instagram e youtube. Em seu canal, por onde a conheci, ela fala sobre a vivência da mulher negra. Em seus videos ela conta suas experiencias de vida e coisas que precisam ser pensadas e mudadas.

Em um de seus videos mais famosos ela conta sobre a solidão da criança e da mulher negra e como isso precisa mudar pra ontem.

Ana Paula é dona também do Ateliê Xongani, um studio e e-comerce voltado para o público negro. As peças são pensadas e produzidas pensando em sua origem e em diversos elementos que remetem a culturas negras diversas. Seja no tecido, nas cores, nos cortes.. É maravilhoso!

youtube | instagram | ateliê

Gabi Oliveira – De Pretas

Gabi é comunicadora social, youtuber e ativista.

Na capa do canal dela está escrito Estética negra, bom humor e relações raciais. E não tem como explicar melhor que isso. A Gabi fala de um jeito muito divertido sobre maquiagem, cabelo crespo… Comenta sobre notícias importantes que envolvem a vivência enquanto pessoa negra… Um pouco de tudo, sempre de um jeito único e interessante.

O video que me fez chegar até ela – e provavelmente muita gente também – foi inspirado pela “tour pelo corpo” da Luíza Junqueira e foi a “tour pelo rosto”. O video é muito lindo e muito honesto. 

youtube | instagram

Spartakus Santiago

Spartakus é youtuber, apresentador do canal Futura e colunista do GNT e Mídia Ninja. Em seu canal ele fala basicamente sobre racimo e homofobia, de um jeito bem didático e que explica muito bem. Claro que todos os infuencers que eu mostrei antes falam com todo o público. Mas Spartakus pra mim é o que fala mais diretamente com quem não é negro, não é lgbt e não sabe com clareza os problemas e dificuldades.

Conheci ele através de seus videos que constantemente viralizam no facebook e não importa o quanto eu ache que conheço sobre alguma coisa: Cada video é uma aula. Os videos são em geral curtos mas é uma quantidade surpreendente de conhecimento.

site | youtube | instagram

Samuel Gomes – Guardei no Armário

Por último o dono de um projeto incrível: Guardei no Armário. Samuel é escritor, youtuber e motion. 

O livro Guardei no Armário –  que também tem canal no youtube – fala sobre como foi ser negro e gay em família evangélica. No livro ele conta os medos que sentiu ao descobrir sua sexualidade e o impacto que isso teria em sua vida e na relação com sua família. 

No youtube ele convida pessoas de todos os tipos a falar sobre como foi a saída delas do armário. As histórias são sempre muito marcantes e tem que ver com calma. Ele tem falado muito sobre sua vivência por lá também. Tem videos contando muito sobre a vivência na igreja evangélica e sua relação com ela.

site | youtube | instagram

Esses foram os influenciadores negros que eu escolhi  pra falar aqui mas a lista é muuuuito maior, claro. Comente aqui quem ficou pra trás!

Pra ver mais posts como esse vá em MULHERES INSPIRADORAS.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *