Empoderamento,  Mulheres Inspiradoras

Greta Thunberg | Mulheres Inspiradoras | EMPODERAMENTO

Olá! O post de hoje é sobre essa adolescente maravilhosa sobre a qual PRECISAMOS falar. Greta Thenberg é suéca, tem 16 anos e é ativista do clima e meio ambiente. E hoje nós vamos conhecer mais sobre ela e de onde veio isso.

Greta nasceu em 3 de janeiro de 2003.  Sua mãe é cantora de ópera e seu pai é ator. A adolescente foi diagnosticada com Asperger, TDAH, TOC e multismo seletivo. Isso, claro, nunca a impediu de nada. Como ela mesma diz, “dependendo das cicunstâncias, ser diferente é um superporder.” Ela também e vegetariana e ativista pelo direito dos animais.

Greta Thunberg

O Ativismo de Greta Thunberg

Tudo comeou no dia 20 de Agosto de 2018. Greta foi sozinha para a porta do parlamento sueco carregado um cartaz que dizia “Greve Escolar pelo Clima”. Ela também distribuiu nesse dia planetas com dados científicos sobre o aquecimento global.

Protestando quase diariamente e movimentando hashtags no twiter como a #schoolstrike4climate (algo como escolas a favor do clima) ela fez uma movimentação gigante. 8 meses depois isso daria lugar a uma marcha hisórica pelo clima. Levou às ruas mais de 1,5 milhão de pessoas de mais de 100 países às ruas no dia 15 de Fevereiro.

Friday’s For Future

“Sextas Pelo Futuro” – em tradução livre – foi o fruto da primeira leva de protestos feita por Greta. Entre os dias 20 de Agosto e 9 de Setembro de 2018 ela se sentou em frente à sede do governo, em horário escolar, com cartazes a favor do clima mundial. Depois continuou a greve todas as sextas feiras, dando origem ao nome.

Ainda em 2018, estdantes australiano decidiram se juntar à greve das sextas feiras. Até dezembro mais 270 cidades por todo o mundo se juntaram às greves, incluindo países como Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Holanda, Alemanha, Finlândia, Dinamarca, Japão, Suíça, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

Em 2019, Colômbia, Nova Zelândia e Uganda também se juntaram aos protestos. Os maiores registros foram nos dias 17 e 18 de Janeiro, quando 45.000 estudantes protestaram na Alemanha e Suíça.

Greta Thunberg e mais 150 estudantes assinaram uma carta publicada no The Guardian no dia primeiro de Março.

Greta Tunberg

Discurso

Por fim, Greta Thunberg ficou conhecida pelo público leigo e movimentou a internet essa semana após seu discurso na semana dedicada à discussão climática organizada pela ONU em Nova York. Esse foi o discurso:

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/o2SxZaYBrMQ” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

Muito importante, tocante e vai direto ao ponto. Encontrem Greta no Twitter, Facebook e Instagram. Entrem no site da Frydays for Future.

Encontrem mais mulheres inspiradoras aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *